Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Marta M. Kanashiro atua na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como pesquisadora do Laboratório de Jornalismo (Labjor) desde 1999. Na Unicamp também trabalha desde 2012 como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural (o qual coordenou entre 2017-2020) e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Sociologia (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). É pesquisadora da Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Rede Lavits) da qual também é membro fundadora (2009). Concluiu pesquisa de pós-doutorado junto ao Surveillance Studies Centre, do Departamento de Sociologia da Queen’s University (Canadá), onde esteve como visiting scholar entre 2014 e 2015. As pesquisas e trabalhos mais recentes voltam-se para o monitoramento de dados pessoais, internet, inteligência artificial, ativismo e redes sociais, vigilância e privacidade, sociologia da tecnologia e comunicação da ciência.

Outras publicações

  1. EVANGELISTA, R. A. ; KANASHIRO, M.M. . Jogo de dados e o sistema público-privado de vigilância. Revista Teoria e Debate – Fundação Perseu Abramo, São Paulo, p. 1 – 5, 02 out. 2013. 
  2. KANASHIRO, M.M.. Reconhecimento de Padrões – resenha do livro William Gibson. Revista ComCiencia, campinas, , v. 83, p. 1 – 4, 10 dez. 2006.