[Lançamento] Educação Vigiada na América do Sul

No dia 09 de setembro, às 16h, o Observatório Educação Vigiada e a Rede LAVITS apresentam o resultado da pesquisa «Mapeando o avanço do Capitalismo de Vigilância nas instituições públicas de ensino superior da América do Sul». Com cooperação de pesquisadores do Brasil, Bolívia, Colômbia e Uruguai, a pesquisa apresenta um mapeamento de 447 instituições públicas de ensino superior da América do Sul, identificando a presença massiva de grandes empresas de dados no gerenciamento de domínios de e-mail dessas instituições. A pesquisa é resultado de uma parceria com a Rede LAVITS, no âmbito do projeto «Assimetrias e (In)visibilidades da vigilância: conhecimento situado, pesquisa e ação social na América Latina», com apoio da Fundação Ford.

 

Além dos pesquisadores do projeto, o evento terá a presença dos convidados Rafael Evangelista (Labjor/LAVITS/CGI) e Andressa Pellanda (Campanha Nacional pelo Direito à Educação). O lançamento será online e transmitido pelo canal da LAVITS no YouTube no link: https://youtu.be/yj8IHLpRhAc.

 

O Observatório – O Observatório Educação Vigiada foi lançado em 2020, fruto da parceria entre a Iniciativa Educação Aberta e pesquisadores da Universidade Federal do Pará. O Observatório tem como objetivo estudar as relações entre instituições públicas de ensino e empresas do mercado de dados contribuindo, assim, nas discussões sobre privacidade, vigilância e segurança de dados na educação e na produção científica.

 

Arte: Luiz Garcia

Compartilhe