Deprecated: The behavior of unparenthesized expressions containing both '.' and '+'/'-' will change in PHP 8: '+'/'-' will take a higher precedence in /var/www/lavits.org/wp-content/plugins/newsletter/includes/module-base.php on line 1222
Interseções entre pesquisa, ação e tecnologia – Lavits

Interseções entre pesquisa, ação e tecnologia

«Rede LatinoAmericana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade: interseções entre pesquisa, ação e  tecnologia» é o projeto que a Lavits está desenvolvendo atualmente. Vigente pelo período de 2 anos (2015/2016), o projeto tem financiamento da Fundação Ford (Rio de Janeiro) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, aonde está vinculada também a coordenadora geral Fernanda Bruno (Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura e Instituto de  Psicologia).

A equipe da pesquisa envolve ainda outras 5 universidades. Além de Rosa Pedro e Bruno Cardoso (ambos da UFRJ), o corpo de pesquisadores inclui Rodrigo Firmino (PUCPR), Marta Kanashiro (UNICAMP), Rafael Evangelista (UNICAMP), Henrique Parra (UNIFESP), Lucas Melgaço (VUB, Bruxelas) e Nelson Arteaga Botello (FLACSO, México).

O projeto focaliza três eixos de atuação: a) Pesquisa; b) Extensão; c)Tecnologia. O primeiro eixo visa impulsionar o desenvolvimento e a cooperação de projetos de pesquisa voltados para os processos emergentes de vigilância no Brasil e na América Latina, bem como para a produção de teorias, conceitos e metodologias que respondam às singularidades dos contextos latinoamericanos. O segundo eixo focaliza as interseções e diálogos entre a universidade e a sociedade civil propondo atividades orientadas em dois sentidos: permitir que o conhecimento produzido na universidade seja apropriado por um público mais amplo e não estritamente acadêmico; trabalhar com grupos que atuem na interface tecnologia/vigilância/sociedade aprofundando os elos entre universidade e sociedade e criando formas de  cooperação. O terceiro eixo, por fim, dedicase ao desenvolvimento e/ou disseminação de ferramentas que promovam a autonomia de indivíduos e coletivos na garantia de sua liberdade e privacidade, em consonância aos direitos civis e  políticos conquistados, frente à  presença de  dispositivos de  vigilância no  cotidiano das comunicações e da vida urbana contemporâneas.

Compartilhe