Rodrigo Firmino participa da conferência ‘Urban Data Politics’

Nos dias 25 e 26 de novembro, o Instituto de Geografia da Universidade de Neuchâtel (Suíça) promove a conferência Urban Data Politics. Rodrigo Firmino é um dos conferencistas e participa com Andres Luque-Ayala da mesa Digital peripheries and techno-driven subaltern urbanisms: An emerging idiom for infrastructural politics and digital activism in the global South (Periferias digitais e urbanismos subalternos orientados por tecnologia: um idioma emergente para políticas de infraestrutura e ativismo digital no Sul global), no dia 26, às 06h30 (horário do Brasil | 10h30, horário da Suíça).

Todas as apresentações serão transmitidas em uma plataforma online e um link será disponibilizado mais próximo do evento.Para ver a programação completa e realizar a inscrição: https://urbandatapolitics.com.

Urban Data Politics – A conferência abordará as relações entre a vida urbana e as crises cotidianas envolvendo dados. Em especial, a crise da Covid-19 joga luz ao impacto dos dados nas cidades e como as vidas urbanas estão emaranhadas com a revolução dos dados. O objetivo da conferência é se envolver com a política de dados e crises em todas as suas expressões urbanas – como o big data, deep data, small data, nenhum dado, escassez de dados e vigilância de dados – ao lado de suas implicações políticas e sociais. Neste contexto, a vida urbana é o terreno onde os fenômenos orientados por dados e que estão próximos da vida cotidiana das pessoas (das emoções ao acesso às infraestruturas básicas) são contestados, podendo, assim, apoiar reivindicações de direitos, velar ou desvendar questões sociais e políticas.

Compartilhe