Chamada – Treinamento de segurança digital para jornalistas e ativistas

Texto publicado originalmente no site Antivigilância no dia 06/10/2015

O campo do trabalho investigativo está em transformação. O acúmulo de dados ao alcance do público empoderou jornalistas, pesquisadores, ativistas e cidadãos com subsídios para outras maneiras de expor e narrar questões importantes.

Mas, quanto mais aprendemos a acessar a utilizar essas informações para questões sensíveis, sejam políticas ou não, maiores são os riscos que corremos. O poder da vigilância, que analisa nossos passos digitais, pode não só obstruir nossos caminhos, como também trazer uma série de ameaças digitais, legais e físicas.

O Brasil é um país que, diferente de todos os vizinhos na América Latina, ainda não tem uma lei de proteção de dados pessoais. O Projeto de Lei 215/2015 (e seus apensos PL 1.547/2015 e PL 1.589/2015) põe em risco o direito à privacidade online. Neste contexto, saber utilizar a tecnologia para nos proteger passa a ser uma necessidade de todos.

Em outubro, o Tactical Tech Colllective e a equipe do Oficina Antivigilância, projeto da Coding Rights, vai realizar uma série de atividades no Brasil em parceria com Abraji, Conectas e Lavits. A primeira delas é uma oficina para apresentar a repórteres, jornalistas investigativos e ativistas algumas ferramentas e técnicas necessárias para navegar pelos terrenos da informação digital com mais segurança.

As oficinas acontecerão no dia 26/10 no Rio de Janeiro e no dia 28/10 em São Paulo, das 14h às 20h e serão seguidas de um debate e projeção de vídeos produzidos pelo Tactical Tech Collective.

Você repete a mesma senha para todos os serviços na internet? Você protege os dados do seu computador e celular para casos de roubo ou confisco? Você sabia que mensagens de texto são como cartões postais, fáceis de interceptar e ler o conteúdo? Aprenda a defender seus dados e proteger suas fontes! Leia os cards abaixo com dicas de segurança e se inscreva na oficina através do link: http://bit.ly/1PSRprm

SAVE THE DATE!

26/10 @ Rio de Janeiro

14h – 18h: Oficina de Segurança Digital
18h – 20h: Debate + Vídeos

Local:
OLABI
Barão de Lucena, 85A – Botafogo

28/10 @ São Paulo

14h – 18h: Oficina de Segurança Digital
18h – 20h: Debate + Vídeos

Local:
CEBRAP
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana

Lembrando que para as oficinas é preciso fazer inscrição no link: http://bit.ly/1PSRprm

FB_anon_browsing_pt_CRlogo

lavits_mensagem_texto

lavits_senhas

lavits_telefone

Compartilhe