[MediaLab.UFRJ] “Apropriação de redes locais: política e culinária do LibreMesh”

Por Bruno Vianna, Diego Vicentin, Marcelo Saldanha e Thiago Novaes

A força política da filosofia de Gilbert Simondon passa pela potência de romper a relação de alienação que o humano mantém com o objeto técnico. O trabalho e a invenção que se materializam nesse último não são reconhecidos em sua humanidade, especialmente quando o objeto técnico ultrapassa o nível elementar de instrumentos e ferramentas, alcançando a condição de aparelho. É preciso apropriar-se do saber sobre os esquemas básicos de funcionamento dos indivíduos e conjuntos técnicos para reverter o sinal da alienação. Não para tornar-se técnico-especialista, mas para agir politicamente disputando o sentido da tecnologia, para informar sua concretização.


É
 nesse momento que a filosofia não-autocrática da técnica se encontra com os movimentos que fazem tecnopolítica. Movimentos que se apropriam dos objetos técnicos, experimentam e modificam sua operação fazendo-os funcionar para si. Esse é o objetivo da oficina de LibreMesh, tornar explícitos os esquemas de funcionamento de um objeto técnico específico e com o qual nos conectamos cotidianamente, qual seja, o roteador de rede local sem fios (WLAN), mais conhecido por Wi-Fi, relacionando-o aos conceitos de objeto aberto e objeto fechado desenvolvidos por Simondon. A oficina é realizada pelo MediaLab.UFRJ e pela Rede LAVITS, em parceria com a Coolab, uma cooperativa de redes livres criada para “fomentar infraestruturas autônomas” [http://www.coolab.org/].


LibreMesh é um 
firmware utilizado por redes comunitárias que, quando instalado nos roteadores WLAN, altera o funcionamento dos aparelhos que passam a desempenhar funções inicialmente imprevistas em sua configuração de fábrica. A oficina deve percorrer o passo a passo de instalação do LibreMesh na prática, um processo que é cheio de metáforas culinárias, e que dá a ver os potenciais de funcionamento das redes locais.

Organização:
    Bruno Vianna (Coolab)
    Diego Vicentin (LAVITS;ITA)
    Marcelo Saldanha (Coolab)
    Thiago Novaes (Coolab)

 

Realização:
MediaLab.UFRJ
Rede LAVITS

 

A Oficina: “Apropriação de redes locais: política e culinária do LibreMesh” acontece durante o “III Colóquio Internacional Gilbert Simondon” a realizar-se no Rio de Janeiro, entre 30/10 e 01/11, nUFRJ e no Museu do Amanhã.

  • 30 de outubro de 2017, das 14h às 17h
  • MediaLab UFRJ -Escola de Comunicação, no campus da Praia Vermelha, sala 106 do prédio principal. Rio de Janeiro.
  • Evento aberto e gratuito. Não é necessário se inscrever, mas a entrada é limitada de acordo com a capacidade da sala.

Links relacionados:

Compartilhe