Fernanda Bruno participa de atividades no Sciences Po (Paris)

Texto originalmente publicado pelo MediaLab UFRJ

 

A pesquisadora Fernanda Bruno, membro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e coordenadora do MediaLab URFJ, participa de duas atividades no Sciences Po (Paris) nos dias 19 e 20 de dezembro.

Na quinta (19), Bruno participa de uma reunião com pesquisadoras e pesquisadores do Sciences Po médialab. No encontro, serão apresentadas e discutidas as pesquisas realizadas pelos dois laboratórios. Já na sexta (20), Bruno participa do Seminário “Transitions Numériques_TransNum”, com a conferência “Surveillance et gestualité : petite histoire de la prévision machinique”. A conferência pretende mostrar como a vigilância, a gestualidade e a imagem técnica têm histórias comuns. Focalizando máquinas que decompõem, interpretam e antecipam movimentos e gestos, Bruno argumenta que a dimensão preditiva das máquinas se reforça à medida que se afasta do paradigma de identificação dominante na Modernidade. Bruno discutirá como os atuais sistemas de detecção algorítmica de gestos e movimentos operam, especialmente no campo da vigilância securitária, um apagamento relativo da identidade e passam a privilegiar reconhecimento de padrões e anomalias, tornando possível prever comportamentos sem referência prévia a um indivíduo identificado.

A conferência retoma parcialmente o artigo Abstraction, expropriation, anticipation Note généalogique sur les visions machiniques de la gestualité, escrito com Maurício Lissovsky e Ícaro Ferraz Vidal Junior, publicado no Dossiê Machines Prédictives, organizado por Dominique Cardon e Bilel Benbouzid, na Revista Réseaux.

Transitions Numériques_TransNum

O seminário abordará questões relacionadas à vigilância digital e, em especial, à implementação de tecnologias e ferramentas de identificação e de videovigilância e conta ainda com a participação de Didier Bigo (Sciences Po, CERI, CNRS), Gilles Favarel-Garrigues (Sciences Po, CERI, CNRS) e Myrtille Picaud (Sciences Po, CEE, CNRS).

Mais informações e a programação completa: https://mailchi.mp/306b9cacddc5/transnum-invitation-2012-surveillance-numrique

Compartilhe