Tema Subjetividade

Marta Mourão Kanashiro

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Marta M. Kanashiro atua na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como pesquisadora do Laboratório de Jornalismo (Labjor) desde 1999. Na Unicamp também trabalha desde 2012 como professora permanente do Programa de…

MediaLab.UFRJ

O MediaLab.UFRJ é um laboratório experimental e transdisciplinar sediado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas pesquisas voltam-se para os cruzamentos entre tecnopolíticas, subjetividades e visibilidades. O laboratório explora, ainda, métodos digitais de análise…

Anna Bentes

Anna Bentes é Professora Adjunta na FGV ECMI. É Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e formada em Psicologia pela UFRJ. É autora do livro “Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo em uma rede…

Anna Bentes analisa o uso do TikTok em matéria do Estadão

Em matéria da jornalista Júlia Marques sobre o uso do TikTok por adolescentes no Estado de São Paulo, Anna Bentes analisa a relação entre os vídeos curtos do aplicativo e a economia da atenção das redes. A pesquisadora aponta como…