Foi publicado o Volume 2 da revista Mapinguary, com o título “Politizar as novas tecnologias: encruzilhadas tecnocientíficas do mundo contemporâneo”. A organização do dossiê ficou por conta de Diego Vicentin (UNICAMP), Leonardo Cruz (UFPA), Marta Kanashiro (UNICAMP) e Rafael Scarazzati (IFSP).
O dossiê apresenta uma série de reflexões sobre o desenvolvimento do debate nas humanidades em torno das questões digitais e nas últimas duas décadas. O ponto de partida é a contribuição seminal do livro Politizar as novas tecnologias (2003), do sociólogo Laymert Garcia dos Santos.
A obra de Garcia dos Santos reúne ensaios escritos durante a década de 1990, quando o desenvolvimento das tecnologias digitais ainda se delineava em meio à rápida transformação das relações sociotécnicas. O autor reuniu uma bibliografia rica e diversa, articulando temas como a filosofia da técnica, o pós-estruturalismo, a crítica tecnofeminista, a cibernética e até mesmo a cosmologia Yanomami.
A partir dessas referências, Laymert Garcia dos Santos alertou para os profundos impactos das chamadas novas tecnologias sobre o trabalho, a cultura e a vida social — impactos esses que, como o tempo confirmou, de fato se concretizaram.
O dossiê, portanto, retoma e atualiza esse debate, promovendo uma interlocução crítica com as transformações tecnocientíficas contemporâneas e propondo caminhos para pensar e politizar as tecnologias que moldam nossas sociedades atuais.



