Entre os dias 7 e 9 de junho a cidade de Aarhus, na Dinamarca, abriga a 8ª edição do Congresso da Surveillance Studies Network (SSN). A programação, que pode ser consultada no site do evento, conta com a participação de pesquisadores da Lavits em duas sessões.
Rodrigo Firmino (PUC-PR/Lavits) e Lucas Melgaço (Vrije Universiteit Brussel/Lavits) apresentarão “The Weakest Link: Tecnologias lastros territoriais e controle do espaço informacional” ao lado de Dariusz Kloza (VUB). Rafael Evangelista, pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Unicamp) e da Lavits, apresenta “Uma perspectiva sobre Capitalismo de Vigilância a partir do Sul Global”.
Também faz parte da programação do evento o lançamento do livro “Protests in the Information Age: Social Movements, Digital Practices”, de Lucas Melgaço e Jeffrey Monaghan. Melgaço e Monaghan reuniram no livro uma série de estudos de caso de diferentes lugares ao redor do globo sobre a relação entre movimentos sociais e tecnologias de informação e comunicação. Publicado pela Routledge, o livro está disponível na Amazon.
O tema dessa edição do congresso é “Vigilância Além das Fronteiras e Limites” e tem o objetivo de abranger tanto o modo como a vigilância atua sobre e além dos territórios quanto a forma como ela perpassa disciplinas e instituições. O oitavo congresso da SSN é organizado pela Surveillance Studies Network em parceria com o Center for Surveillance Studies (CENSUS) da Universidade de Aarhus e o Uncertain Archives, da Universidade de Copenhague.
8º Congresso Bienal da SSN: Surveillance Beyond Borders and Boundaries
Rodrigo Firmino, Lucas Melgaço e Dariusz Kloza – “The Weakest Link: Territorial Control of the Circulation of Information in Cyberspace”
Rafael Evangelista – “A Global South perspective on Surveillance Capitalism” Onde: Aarhus University (AU) em Aarhus, Dinamarca |