O livro mais recente de David Lyon (Queens University), The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life, será debatido pelos membros da Lavits, Fernanda Bruno (UFRJ) e Pablo Rodriguez (Universidad de Buenos Aires), durante a 19ª edição do ISA Congress of Sociology. Eles participarão da sessão Author Meets Critics organizada por Margaret Abraham (Hofstra University/EUA) e Robin Mansell (London School of Economics and Political Science/Reino Unido) na segunda-feira, dia 16 de julho.
O livro explora os imaginários e práticas da vigilância cotidiana em domínios públicos e privados – no trabalho, no lazer, na escola, em casa -, enfocando não só as operações tecnológicas sistemáticas estatais e empresariais, mas nas nossas mais variadas experiências. O conceito de cultura de vigilância aborda como ela não é apenas “feita para nós”, mas algo que também fazemos diariamente. Suas manifestações e incidências podem ajudar a naturalizar e normalizar violações e práticas invasivas e indesejáveis.
Na programação do congresso constam ainda apresentações de Fernanda Bruno, Rodrigo Firmino (PUC-PR/Lavits) e Lucas Melgaço (Vrije Universiteit Brussel/Lavits) na sessão Surveillance Society: Power, Conflict and Solidarity. Thinking through the Electronic Eye. A sessão é organizada por Pablo Rodriguez e Nelson Arteaga (FLACSO México) e acontece no dia 18 de julho, contando também com Hubert Knoblauch (Technical University of Berlin), Peter Rogers (Macquarie University) e Ozgun Topak (York University) na composição da mesa.
O ISA World Congress of Sociology é realizado pela International Sociological Association (ISA) que tem sede na Faculdade de Ciência Política e Sociologia da Universidade Complutense em Madri. A edição de 2018 do congresso tem como foco acadêmicos, intelectuais públicos, atores políticos, jornalistas e ativistas com potenciais e efetivas contribuições para o entendimento do poder, da violência e da justiça.
XIX ISA World Congress of Sociology: Power, Violence and Justice: Reflections, Responses and Responsibilities. Entre 15 e 21 de julho de 2018.
Author Meets Critics: The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life. Dia 16 de julho, às 17h30 (GMT-4).
Surveillance Society: Power, Conflict and Solidarity. Thinking through the Electronic Eye. Dia 18 de julho, às 8:30 (GMT-4). Lista de apresentações: Onde: Metro Toronto Convention Center, Canadá |