Nesta quarta-feira (11/09), às 18h, o PPGCOM UFRJ realiza, em parceria com o PPGF UFRJ e o PPGAV UFRJ, a aula inaugural “Em torno da dívida impagável”, com a artista, filósofa e professora Denise Ferreira da Silva.
Ferreira é Samuel Rudin Professor em Humanidades no Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Nova York, onde também atua como diretora do Co-Laboratório de Estudo Anticolonial e Racial Crítico (CRACS Co-lab).
No campo da arte, trabalhou com o cineasta e escritor Arjuna Neuman e com a artista de performance Valentina Desideri. Teve obras incluídas na 10ª Bienal de Berlim, na Bienal de Singapura de 2022 e na 35ª Bienal de São Paulo.
Em “A Dívida Impagável”, obra que empresta o nome à conferência, a filósofa examina as relações entre colonialidade, racialidade e capital global a partir de uma perspectiva feminista negra. Sua principal referência é o romance de ficção científica “Laços de sangue”, de Octavia E. Butler.
O evento, que tem o MediaLab.UFRJ como um dos seus organizadores, acontecerá no Salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Av. Pasteur, 250, Urca, Rio de Janeiro).