‘Espacialidades da Vigilância: Kandinsky, Foucault e Sloterdjick’, com Francisco Klauser

Na segunda (21), aconteceu a segunda palestra de Francisco Klauser no Brasil realizada pela Lavits e laboratórios associados. ‘Espacialidades da Vigilância: Kandinsky, Foucault e Sloterdjick’ apresentou estudos sobre drones em diálogos com a obra de Michel Foucault e o vocabulário espacial de Wassily Kandinsky (pontos, linhas, planos) e Peter Sloterdjick (esferas). O evento ocorreu no Rio de Janeiro, no auditório da CPM/ECO, campus Praia Vermelha, às 16h30. A organização foi da Rede Lavits, MediaLab.UFRJ, LED/IFCS, ECO-Pós e Jararacalab. A palestra pode ser vista no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=eCfpQt2S1hg.

Francisco Klauser é professor de geografia política na Universidade de Neuchâtel, Suíça. Seu trabalho explora as implicações sócio-espaciais, as questões de poder e vigilância de correntes da digitalização da vida atual, conectando assim os campos da geografia humana, estudos de vigilância e pesquisa de risco. Seus principais temas de pesquisa incluem videovigilância, segurança de megaeventos, cidades inteligentes, vigilância de aeroportos, drones civis e big data na agricultura.

O pesquisador é autor de ‘Surveillance and Space’ (2016), obra que explora as complexas e variadas interações entre vigilância e espaço, especulando a possibilidade de uma “geografia política da vigilância”: https://uk.sagepub.com/en-gb/eur/surveillance-and-space/book244219.

 

Compartilhe