Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exceção, expulsão, extração: cartografias da violência nas américas

20/03/2018 — 19:00 - 21:00

O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), coordenador da agência autonoma e colaborador do coletivo Forensic Architecture, Paulo Tavares, apresenta seus projetos no dia 20 de março de 2018 na Capacete, Rio de Janeiro. O evento gratuito é realizado pelo Medialab.UFRJ e pela capacete em parceria com a Lavits, contando com o apoio da Fundação Ford.

Em Exceção, Expulsão, Extração: cartografias da violência nas Américas, o arquiteto e urbanista explora as ferramentas da arquitetura, do jornalismo investigativo, do mapeamento e da análise de dados, em suas dimensões estéticas e políticas, como instrumento de luta por direitos (humanos e não-humanos). Seu trabalho coloca em articulação os temas da intervenção militar no Rio; o deslocamento forçado de comunidades indígenas no sul do Equador para a abertura de uma mega-mina de cobre; a violência dos diversos colonialismos e extrativismos que se perpetuam nas Américas.

A conversa será mediada pela membra fundadora da Lavits e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fernanda Bruno, e pelo pesquisador do Medialab.UFRJ, Adriano Belisário, com início às 19h.

Detalhes

Data:
20/03/2018
Hora:
19:00 - 21:00
Categoria de Evento:

Local

Capacete
Rua Benjamin Constant, 131 – Glória
Rio de Janeiro, RJ
+ Google Map