Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL LAVITS: Vigilância, Segurança e Controle Social

01/03/2009 — 8:00 - 03/03/2009 — 17:00

 

O simpósio, considerado o primeiro deste tipo a acontecer na Amárica Latina, aconteceu em Curitiba, na PUCPR, em março de 2009. Trinta e três artigos foram apresentados em português, espanhol e inglês, no que se configurou como a primeira tentativa bem sucedida de formação de uma rede latino-americana de estudos sobre vigilância. Dentre os palestrantes convidados estavam pesquisadores notórios como: David Lyon (Queen’s University), Nelson Arteaga Botello (UAEMex), David Murakami Wood (Newcastle University) e Luis Antonio Machado da Silva (IUPERJ).

Após o evento, Rodrigo Firmino (PPGTU/PUCPR), Fernanda Bruno (Eco-Pós/UFRJ), Marta Kanashiro (LabJor/UNICAMP), Nelson Arteaga Botello, Danilo Doneda (FDC) e André Lemos (UFBa), com a ajuda de David Lyon e David Murakami Wood, reuniram-se para definir a formação da rede latino-americana. Portanto, este simpósio marcou o início de um novo tempo para os relacionamentos acadêmicos e profissionais sobre estudos de vigilância entre países da America Latina. Os anais são o testemunho deste importante momento, e estão disponíveis gratuitamente neste site. Veja um interessante depoimento pós-evento por David Murakami Wood em seu Blog “notes from the ubiquitous surveillance society”:
Surveillance in Latin America

Nelson Arteaga Botello está agora à frente da organização do próximo evento, a acontecer no México, hospedado pela Universidad Autonoma del Estado de Mexico, em 2010.

Contexto

Vigilância tem se tornado um tema importante para as ciências sociais, e os Estudos sobre Vigilância (Surveillance Studies) uma importante área interdisciplinar de pesquisa. Entretanto, este assunto permanece dominado por perspectivas do hemisfério norte. O conceito de uma ‘sociedade da vigilância’ vem sendo desenvolvido sobretudo em países da Europa e América do Norte, mas ainda é pouco observado ou explorado além dessas regiões, mesmo que os países do hemisfério sul sejam lugares onde vigilância e controle social também apresentem impactos diretos e viscerais na vida das pessoas.

Na América Latina, em especial, as práticas e tecnologias de vigilância têm tido um efeito incisivo que traz elementos da história recente, com vários países tendo experimentado longos períodos de regimes autoritários e anos de lutas violentas entre ideologias distintas, cada uma equacionando formas de controle em diferentes áreas de influência. Esses períodos deixaram um legado que se faz sentir nas práticas dos serviços de segurança e em sua relação com o Estado, e na instabilidade que ocorre em vários países da região.

Ao mesmo tempo, uma vertente de monitoramento estrangeiro significativa, com intervenções diretas e indiretas, especialmente da parte dos Estados Unidos, tem imposto uma camada adicional de vigilância e controle a esses países. Este ainda é um aspecto crucial em temas como a ‘guerra contra as drogas’ na Colômbia e América Central, o controle de movimentos populacionais, particularmente as ondas de imigração para os EUA, e as disputas político-ecológicas na região amazônica. Recentemente, com novas tecnologias de vigilância urbana, especialmente vídeo-vigilância e bancos de dados eletrônicos, órgãos públicos e instituições privadas têm se envolvido com novas formas de vigilância e controle, justificadas pela crescente preocupação da classe média com o crime, os efeitos de um terrorismo regional e internacional, e a ‘guerra contra o terrorismo’.

Com a participação de pesquisadores, analistas e ativistas da América Latina e outras partes do mundo, este simpósio objetiva debater criticamente o passado, o presente e as possibilidades futuras da vigilância, segurança e controle social na região dos países latino-americanos, além de procurar estabelecer um campo fecundo de questões-chave para a pesquisa e políticas públicas.

Comissão Organizadora:

Dr Rodrigo Firmino
[Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Brasil]
Dr Fernanda Bruno
[Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil]
Marta Kanashiro
[Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo e Grupo Conhecimento, Tecnologia e Mercado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil]
Dr Nelson Arteaga Botello
[Facultad de Ciencias Políticas y Administración Pública de la Universidad Autónoma del Estado de México]
Dr David Murakami Wood
[Global Urban Research Unit, Newcastle University, Reino Unido, Professor Visitante da Pontifícia Universidade Católica do Paraná]

DOWNLOAD DOS ANAIS [CLIQUE AQUI]

 

Detalhes

Início:
01/03/2009 — 8:00
Final:
03/03/2009 — 17:00
Categoria de Evento: