Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Lavits realiza seminário “Intersecções entre pesquisa, ação e tecnologia”

17/08/2015 — 8:00 - 18/08/2015 — 17:00

Nos dias 17 e 18 de agosto ocorreu o IV Seminario Lavits – Intersecções entre Pesquisa, Ação e Tecnologia. O encontro, voltado para os pesquisadores da rede Lavits, foi sediado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, em Campinas (SP).

No seminário foram discutidas as próximas ações da rede, como o planejamento de encontros experimentais que devem percorrer, em 2015 e 2016, alguns países latinoamericanos, a serem definidos até outubro deste ano. Ainda, os pesquisadores Fernanda Bruno (UFRJ), Rosa Pedro (UFRJ), Rodrigo Firmino (PUCPR), Marta Kanashiro (UNICAMP), Rafael Evangelista (UNICAMP) e Henrique Parra (UNIFESP) apresentaram suas pesquisas em andamento.

As pesquisas de Fernanda Bruno que foram apresentadas estão relacionadas à cartografia da vigilância, além da intersecção entre algoritmos, controle e subjetividade e dimensões subjetivas da percepção da vigilância. Rosa Maria Pedro apresentou seu histórico de pesquisas relacionadas aos dispositivos de vigilância e como eles participam da composição da cidade e das políticas de segurança. Rodrigo Firmino problematizou as formas de territorialização e como as tecnologias da informação, vigilância e controle produzem e moldam os territórios nas cidades.

Marta Kanashiro enfatizou a relação entre Capitalismo e Informação, e abordou a questão da legislação da privacidade, que se mostra como um campo de disputas entre mercado e Estado. Ficou a indagação: as leis servem apenas para demarcar o território do estado e do mercado em relação aos dados pessoais? Rafael Evangelista apresentou suas pesquisas relacionadas à cibernética, singularidade e fusão homem/máquina e à chamada economia da vigilância, na qual a produção de valor ocorre a partir da coleta e tratamento de dados. Ainda, Henrique Parra trouxe questionamentos sobre a relação entre tecnopolítica e saberes situados versus a ciência amadora e o desenvolvimento local, além de tratar de ciência aberta.

O seminário integra as atividades que compõem o projeto “Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade/LAVITS: interseções entre pesquisa, ação e tecnologia”, financiado pela Fundação Ford (Rio de Janeiro). O projeto busca dar visibilidade às possibilidades de monitoramento e vigilância presentes no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, com o intuito de “criar meios de cooperação entre grupos de pesquisa latino‐americanos e entre estes e a sociedade civil, para que o conhecimento tanto teórico quanto empírico nestes domínios sejam desenvolvidos e debatidos não apenas no interior da universidade como também em outros campos sociais”. Conheça mais sobre o projeto aqui.

Detalhes

Início:
17/08/2015 — 8:00
Final:
18/08/2015 — 17:00
Categoria de Evento: