Lançamento do estudo 2 – “Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados”, com Rafael Evangelista

Dia 17.11, às 15h, acontece o lançamento do 2° estudo da série sobre plataformas digitais na educação. o Grupo de Trabalho sobre Plataformas na Educação Remota do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Intitulada “Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados: parcerias e assimetrias”, a publicação mapeou os acordos realizados entre empresas de tecnologia que fornecem plataformas de auxílio ao ensino remoto e a rede pública de ensino brasileira. Traz, também, reflexões sobre como pensar e desenvolver parcerias, levando em consideração o tratamento de dados pessoais de alunos e professores, ente outros pontos.

O evento será em São Paulo, com vagas limitadas e por ordem de chegada. Será possível, ainda, acompanhar pelo canal do NIC.br no YouTube.

Coordenador do GT, Rafael Evangelista explica que, com o início da pandemia, a rápida adoção de plataformas por instituições de ensino se tornou pauta recorrente nas reuniões do CGI.br, com especial atenção às questões relacionadas ao tratamento e ao uso dos dados dos usuários. “Considerando o ecossistema educacional, os integrantes mais vulneráveis são os que estão em maior número: as crianças e adolescentes facilmente se tornam alvo de publicidade, desinformação e manipulação do comportamento, dados os modelos de negócios das plataformas de redes sociais. Isso requer muita atenção”, enfatiza.

Compartilhe