Radio Terrana #5: Cibernética e Individuação

Está no ar o quinto episódio da Radio Terrana: Cibernética e Individuação. Conversa com Pablo Esteban Rodriguez .

O episódio traz uma conversa com Pablo Esteban “Manolo” Rodriguez. Diferentemente das edições anteriores, este programa foi produzido a partir de uma atividade conjunta realizada no curso Tecnopolíticas: ciência e tecnologia na produção de mundos, oferecido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo em 2021. Em razão da pandemia de covid19, o curso foi realizado remotamente e contou com a generosa participação de pesquisadoras e ativistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Na conversa, Manolo explora alguns conceitos centrais na obra de Gilbert Simondon e como eles nos ajudam a compreender os fenômenos tecnológicos contemporâneos: a dataficação, a plataformização e a crescente mediação algorítmica em nossas vidas. O programa tem dois momentos. Na primeira hora (até 1:05:05) Manolo discorre sobre o tema. Em seguida, abrimos o diálogo com perguntas e comentários de participantes.
Ficha Técnica
Entrevistado: Pablo Esteban Rodriguez
Equipe Pimentalab e Tramadora: Alana Moraes; Bru Pereira; Gustavo Lemos; Henrique Parra; Jessica Paifer, Rafael Malhão, Ariane Reis.
Participantes da entrevista: Daniel Shinzato; Wilver Portella; Rafael Malhão; Henrique Parra.
Edição: Gustavo Lemos, Henrique Parra
Vinheta: Gustavo Lemos
Produção: Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP): https://www.pimentalab.net; Coletivo Tramadora: https://www.tramadora.net
Apoio: Rede Latinoamericana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS) e Fundação Ford
Compartilhe