Rafael Evangelista em reportagem sobre Aaron Swartz no Estadão

Rafael Evangelista falou ao Estadão em reportagem sobre o fundador do Reddit e uma das vozes contra o poder de grandes corporações de tecnologia, defendendo que a internet não poderia ficar no domínio de poucas empresas.

O programador se destacou na cocriação do protocolo RSS (Really Simple Syndication), uma ferramenta de distribuição de links. A ferramenta foi pensada para ser um agregador independente de conteúdo. Assim, as pessoas poderiam selecionar e compartilhar links de forma que eles não dependessem de intermédio da plataforma. Ou seja, não existia uma empresa controlando índices como relevância, audiência ou engajamento.

“Atualmente, existe uma amarração entre conteúdo e plataforma, que faz com que você fique preso a um tipo de curadoria. A possibilidade de desmembrar conteúdo e plataforma é algo que está na raiz do projeto do RSS”, afirma Rafael Evangelista. “Muitos dos problemas que temos hoje em relação a redes sociais, desinformação, economia da atenção, podem ter algum caminho de mudança com aquilo que o projeto do RSS tinha na sua raiz”, explica Evangelista.

Leia o texto completo aqui: https://www.estadao.com.br/link/cultura-digital/aaron-swartz-fundador-do-reddit-morreu-ha-10-anos-mas-seu-alerta-sobre-a-internet-segue-urgente/

Compartilhe