Rodrigo Firmino e Bruno Bioni em matéria do UOL sobre o projeto Sharp Eyes

Rodrigo Firmino, pesquisador da Lavits e professor da Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUC-PR, participa de matéria da UOL sobre o projeto chinês Sharp Eyes. Intitulada “BBB distópico: vigilância na China faz vizinhos vigiarem uns aos outros”, a matéria traz uma discussão sobre o projeto de vigilância de áreas públicas por meio de uma rede interligada de tecnologias de reconhecimento facial espalhada por diversos pontos da China.

Firmino pontua sobre os riscos e paradoxos que iniciativas deste tipo trazem os direitos dos cidadãos. Segundo ele, o sistema pode comprometer certos níveis de liberdade civil e privacidade, em nome de uma suposta garantia por mais segurança: “Esse paradoxo permite intensificar a vigilância sob a alegação famigerada de ‘quem não deve não teme'”.

A matéria conta ainda com pontuações de Bruno Bioni, membro da Lavits e diretor da Data Privacy, que defende uma maior participação da sociedade no debate. Para acessar o texto completo: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/03/23/china-ja-usa-reconhecimento-facial-em-quase-100-dos-seus-espacos-publicos.htm

 

Compartilhe