“Surveillance”, por David Lyon

“Atualmente, com a vigilância se tornando parte da própria infraestrutura das sociedades contemporâneas, a tarefa de entender e atualizar o conceito de vigilância é mais importante do que nunca”

Publicado no Volume 11, Edição 4 da Internet Policy Review, o artigo “Surveillance” de David Lyon, decano dos estudos de vigilância. Parte da seção especial da revista ‘Concepts of the Digital Society’, o artigo retraça o conceito de vigilância ao longo do tempo, elaborando e discutindo seus usos nos dias atuais. Para ler o artigo: https://policyreview.info/concepts/surveillance.

Resumo abaixo em português:

O conceito de vigilância é vital para a era digital, especialmente considerando que o termo vigilância já existe há alguns séculos e foi modificado ao longo do tempo para se adequar às novas circunstâncias. Atualmente, com a vigilância se tornando parte da própria infraestrutura das sociedades contemporâneas, a tarefa de compreender e atualizar o conceito de vigilância é mais importante do que nunca. Aqui, o conceito é definido, traçado ao longo do tempo, elaborado e discutido em seus usos atuais. Mostra-se, assim, como um conceito multidisciplinar, que requer uma compreensão multifacetada. Atualmente, o uso onipresente de smartphones – um dispositivo essencial para a vigilância – e as capacidades de análise de dados de grandes organizações, públicas e privadas, significam que o conceito tem vida e impacto contínuos.  É um conceito analítico, mas também contestado e de caráter crítico, necessário para entender e se comprometer com as questões do nosso tempo.

 

Compartilhe