Direitos humanos, tecnologias e resistências na América Latina

O MediaLab.UFRJ, a Rede Lavits e a Derechos Digitales realizam na sexta (15), às 17h, a mesa “Direitos humanos, tecnologias e resistências na América Latina”. O encontro irá  debater as implicações, caminhos e limites para a luta por inclusão e por direitos, a partir de perspectivas tecnopolíticas e feministas no âmbito da América Latina e voltadas para o fortalecimento de direitos e de práticas de resistência. Participam da mesa María Paz Canales (Derechos Digitales) Beatriz Busaniche (Fundación Vía Libre) Bianca Kremer (Coding Rights). Juan Carlos Lara (Derechos Digitales) e Daniela Araujo (MariaLab/Lavits) fazem a mediação. 

O evento é gratuito e online e haverá tradução simultânea para português e espanhol. A transmissão será no canal do MediaLab.UFRJ no YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCE71WPbl_ALOE388DbOhCcw.

 

#FAIL – A mesa é um desdobramento do simpósio #FAIL | Tecnologia e política: pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas, realizado entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro de 2021. Em quatro mesas, o evento explorou o âmbito da falha como lócus privilegiado para o entendimento do nosso tempo, assim como para sua urgente reimaginação e reconstrução, em um momento de sobreposição de panes: a falha da promessa tecnológica e o crescente poder extrativo das plataformas digitais; a falha da democracia e a ascensão dos neototalitarismos; a falha ambiental e o novo regime climático; a falha econômica e as ruínas do neoliberalismo. Os vídeos das mesas e da conferência de abertura estão disponíveis no canal do MediaLab.UFRJ no YouTube, com áudio em espanhol e em português.

Compartilhe