Programa de emergência para a soberania digital

por Lavits

Foi lançada no dia 16 de agosto uma carta assinada por pesquisadores, ativistas e professores com a defesa de um programa de emergência para a soberania digital. Endereçada ao candidato Lula, o documento defende que ‘as tecnologias digitais não podem servir para ampliar as desigualdades e a dependência do país ao grande capital internacional’.

“Dados sensíveis e de grande valor econômico de diversos segmentos da nossa população não podem continuar sendo extraídos do país para alimentar os sistemas algorítmicos das grandes plataformas digitais, que os utilizam para nos vender produtos e serviços em condições assimétricas e abusivas”” critica a carta.

Para combater este cenário, o documento propõe nove medidas para fortalecer e potencializar uma infraestrutura tecnológica nacional. Entre elas estão a criação de uma infraestrutura federada para hospedar dados em universidades e centros de pesquisa, o resgate da estrutura da Telebrás, programas de formação envolvendo o MEC e o MCTI, apoiar a criação de cooperativas de trabalhadores, fomentar ferramentas com software livre e outras formas abertas de desenvolvimento e compartilhamento de tecnologia.

A Lavits também defende o investimento em pesquisa e criação de tecnologias diversas voltadas ao desenvolvimento nacional e à superação de desigualdades estruturais do país.

Leia a carta aqui: http://cartasoberaniadigital.lablivre.wiki.br/carta/.

Compartilhe