Texto originalmente publicado no site do Pimentalab
Organizando o trabalho: comunicação e documentação
Nada substitui a qualidade do encontro presencial. Todavia, sabemos que para muitxs é difícil sincronizar a agenda. Para alguns, a quinta-feira à noite poderá servir para um encontro físico. Mas aí já nos confrontamos com um problema: que locais (infraestruturas) temos disponíveis para um encontro? Uma listagem de espaços disponíveis já é um importante mapeamento de infraestruturas que podem contribuir para a produção do Comum.
Cada grupo poderá inventar uma forma de se comunicar. O grupo dos Cuidados-Saúde já criou um egroup de e-mail. A documentação (registro e memória do processo) é muito importante. Por isso, a escolha da tecnologia de comunicação deve levar alguns fatores em conta.
Desafio: temos um grupo de pessoas que não se conhecem e cujo tempo disponível para o Laboratório (para além das atividades presenciais) é muito reduzido. Todxs trabalham muito. Também não temos muito tempo, logo, a curva de aprendizagem para adoção de uma nova ferramenta/ambiente deveria ser suave. A documentação e o registro do processo é muito importante. Seria bom que a gente conseguisse registrar e documentar o que é produzido em cada grupo. O compartilhamento entre os grupo também deveria ser possível. Seria ótimo (mas não é examente uma necessidade) que as ferramentas/ambientes utilizadas pudessem contribuir para a emergência de uma “comunidade” que poderá seguir a conversa após o término do Laboratório.
Sugestão de ferramentas/ambientes:
1. Etherpad: criamos um pad para cada grupo. O pad é um texto colaborativo online que não precisa de login nem é necessário gravar/salvar. Basta editar diretamente sobre ele. No canto inferior à direita ainda é possível abrir um chat entre as pessoas que estão editando. No canto superior à direita (ícone humano) é possível inserir seu nome e mudar a cor. O pad é bom pra escrita rápida e coletiva, é uma espécie de grande caixa de areia. Observação: somente quem tem acesso ao link consegue encontrar/acessar o PAD.
2. Lista de email: seguimos com a egourp pra nossa comunicação geral.
3. Sistema de mensageria (alternativa ao Whatsapp/Telegram/Signal). Estamos trabalhando com um sistema de mensageria que dispensa o uso do smartphone. Há diversas vantagens de ordem tecnopolítica na opção pelo Riot.im Pode-se criar uma conta com e-mail (sem fornecer número telefônico): https://riot.im/app/#/register
Também é possível instalar o app (aplicativo) Riot no Android e Iphone sem fornecer o número telefônico. Uma das vantagens de utilizá-lo apenas no computador é a desaceleração informacional.
PROPOSTA: Um sugestão que fazemos é a adoção coletiva do Riot, o que nos permitiria criar canais de comunicação independentes para cada grupo e mantê-los todos dentro de uma mesma comunidade de interação. Não vamos abandonar a lista de email. A idéia é que possamos experimentar um outro espaço de comunicação para ver se ele ajuda a promover a interação/trocas entre os grupos.