TEMOS VAGA! Se você tem experiência em produção de conteúdo para redes sociais, newsletters, comunicação interna e externa e gestão de informação esta oportunidade pode ser para você! A Rede LAVITS busca uma pessoa para o cargo de coordenação de comunicação com disponibilidade para começar a trabalhar no início de junho.
Se você acha que a oportunidade combina com você, envie sua candidatura até o dia 24 de maio.
Sobre a seleção
A Rede LAVITS tem como objetivo principal ser um meio de intercâmbio entre pesquisadores, ativistas e artistas latino-americanos interessados nas conexões entre vigilância, tecnologia e sociedade. A atenção da rede se direciona especialmente aos interesses em pesquisa e ação social para as relações mais abrangentes entre tecnologias digitais, tecnopolíticas e as singularidades das sociedades brasileira e latino-americana.
Composta por pesquisadores de diferentes áreas (comunicação, sociologia, antropologia, psicologia, ciência da computação, direito, arquitetura e estudos urbanos, entre outras), a rede vem gerando, em mais de uma década, um conjunto diversificado de atividades, publicações, pesquisas, relatórios e ações civis, fruto de diálogos entre grupos de pesquisa e de ativismo na América Latina, além de cooperações com países da Europa e da América do Norte, em especial com colegas da Surveillance Studies Network. A LAVITS e os laboratórios que a compõem são hoje referência na construção de interseções entre a pesquisa acadêmica e a sociedade civil no que concerne às relações entre vigilância, tecnologia e sociedade no Brasil e na América Latina.
É fundamental para a LAVITS estimular a produção coletiva de pesquisas e de conhecimento no contexto dos países latino-americanos, considerando suas diferenças e semelhanças, mas também: estabelecer estratégias para criar atividades multidisciplinares conjuntas; encorajar a exploração de metodologias comuns entre pesquisadores da rede; dar visibilidade e influenciar políticas públicas relacionadas aos temas estudados pelos membros da rede; e intensificar o diálogo e a colaboração com movimentos sociais e artísticos que problematizam processos e tecnologias de vigilância em nossas sociedades, articulando novas ideias, parcerias e iniciativas.
No momento, a Rede LAVITS busca um(a) profissional de COMUNICAÇÃO para a vaga de COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA REDE LAVITS.
REQUISITOS
- Ter formação em alguma área relacionada à comunicação (jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, cinema e audiovisual, entre outras);
- Ter experiência mínima de 1 ano na área de comunicação e, em especial, comunicação digital;
- Capacidade de comunicação oral e escrita, com experiência em elaboração de projetos, documentos e relatórios técnicos;
- Conhecimento em gestão de ferramentas de redes sociais, como Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), LinkedIn e sites institucionais;
- Capacidade de organização, habilidade com trabalho em equipe e cumprimento de prazos;
- Dinamismo e proatividade para executar as atividades de comunicação da Rede LAVITS;
- Ter interesse nos temas tratados pela Rede LAVITS, como vigilância, tecnologia e sociedade e afinidade com nossos posicionamentos tecnopolíticos;
- Inglês e espanhol desejáveis, mas não obrigatórios.
ATIVIDADES A SEREM DESEMPENHADAS
- Coordenação da comunicação interna e externa da rede;
- Concepção de plano de comunicação interna e externa;
- Implementação, acompanhamento e execução do plano de trabalho de comunicação;
- Gestão de informação de atividades institucionais e de projetos;
- Presença em reuniões regulares da Rede LAVITS, bem como em encontros e eventos de parceiros;
- Realização de entrevistas e cobertura das atividades de pesquisadores e parceiros sobre temas relacionados à Rede LAVITS;
- Produção de newsletters, boletins informativos e outros modelos de comunicação sazonais;
- Produção e edição de conteúdos para o site e redes sociais da Rede LAVITS;
- Acompanhamento do trabalho de outras equipes, como design, pesquisa e administrativo;
- Comunicação interna com membros da Rede e parceiros;
- Gestão da comunicação na produção de eventos da LAVITS.
CONTRATAÇÃO
A contratação da pessoa selecionada se dará por meio de contratos semestrais renováveis, com salário compatível com a formação e experiência profissional. Regime Pessoa Jurídica e regime de trabalho remoto, com possibilidade de viagens pontuais ao longo do ano. A carga de trabalho esperada é de 25 horas semanais.
PRAZO
Currículo, portfólio (se tiver) e carta de intenção (de até 1 lauda) devem ser enviados até dia 24 de maio de 2026, com o assunto: “Coordenação de comunicação LAVITS”, para o e-mail: lavits.org@gmail.com.
Após análise dos currículos, os(as) candidatos(as) poderão ser chamados(as) para uma entrevista. Todos (as) receberão informações sobre o processo seletivo por e-mail.
Previsão de início: junho de 2026.
Encorajamos mulheres cis e trans, negras e integrantes de comunidades tradicionais a aplicarem para a vaga. Elas terão preferência na avaliação dos currículos.





