Na última sexta-feira (27/11), a Lavits organizou o Webinar Lavits 2020: Emergências Tecnopolíticas na Pandemia: América Latina. As falas do webinar, disponível no canal da Lavits no Youtube, serão parte da série Data and Pandemic Politics do projeto Global Data Justice, que foca em diversificar o debate e processos que envolvem a governança de dados. Em agosto o projeto lançou o livro “Data Justice and COVID-19: Global Perspectives”, com textos de Rodrigo Firmino e Rafael Evangelista da Lavits.
Nesta semana o primeiro texto sobre a América Latina e vinculado ao Webinar Lavits 2020 foi lançado. “Pandemia, Tecnología y Trabajo”, por Claudio Celis Bueno, aborda como a pandemia de COVID-19 aprofundou relações de trabalho já anteriormente precarizadas, não as criou. Ao explorar as relações de “zoom fatigue”, influência do teletrabalho e trabalhos doméstico e a precarização do trabalho imposta pelos aplicativos de delivery, Claudio observa as características já precarizadas anteriores, e a forma que a pandemia as intensificou.
Claudio Celis Bueno é professor no Instituto de Humanidades da Universidad Academia de Humanismo Cristiano (Chile). É também Doutor em Teoria Crítica pela Universidade de Cardiff, do Reino Unido. É também autor do livro”The Attention Economy: Labour, Time and Power in Cognitive Capitalism”.
O texto completo está disponível em inglês e espanhol via site da Global Data Justice.