Arquivos Eventos

Aparentemente não conseguimos encontrar o que você está procurando. Talvez uma busca ajude.

Lavits realiza duas palestras com Francisco Klauser no Brasil

O geógrafo, professor e pesquisador Francisco Klauser estará no Brasil para duas palestras em novembro. A convite da Lavits e de laboratórios associados, Krauser participará de eventos em Curitiba e no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 21 de novembro respectivamente.  Francisco Klauser é professor de geografia política na Universidade de Neuchâtel, Suíça. Seu trabalho explora as implicações sócio-espaciais, as questões de poder e vigilância de correntes da digitalização da vida atual, conectando assim os campos da geografia humana, estudos de vigilância e pesquisa de risco. Seus principais temas de pesquisa incluem videovigilância, segurança de megaeventos, cidades inteligentes, vigilância…

VIII Colóquio com o NEPCED, com Rafael Evangelista

Dia 16 de novembro, às 19h, o Nepced realizará o VIII Colóquio com o NEPCED, com Rafael Evangelista. Evangelista irá conversar sobre "Plataformização da educação - Conceito e Desafios". O evento será híbrido, presencial na Faculdade de Educação da UFMG, e transmitido ao vivo pelo canal do NEPCED no YouTube. Haverá emissão de certificados.      

Geografias mais-que-humanas de policiamento

IFCS/UFRJ

Nesta quinta-feira (10/11), às 14h, o IFCS/UFRJ receberá Rivke Jaffe e Carolina Frossard, da Universidade de Amsterdã, para uma palestra sobre policiamento e a heterogeneidade de atores que o compõem. Resumo: Como as entidades não-humanas, desde os cães de segurança até as tecnologias digitais, inscrevem-se no policiamento urbano? Como elas estruturam as relações entre protetores e protegidos? 📍 Onde: IFCS-UFRJ, Sala 109 (Evaristo de Moraes Filho) 🗓 Quando: 10/11 às 14h ✅ O evento contará com a emissão de certificados!  

Fernanda Bruno na 29° Jornada Clínica da Escola Brasileira de Psicanálise

Nos dias 4 e 5 de novembro acontece no Rio de Janeiro a 29° Jornada Clínica da Escola Brasileira de Psicanálise. O tema este ano é "Lógicas Coletivas nos tempos que Correm". O argumento é buscar uma ação política da psicanálise, que não se restrinja à clínica, mas faça ecoar no público a posição ética diante da barbárie que vem se impondo a cada dia. No dia 4, Fernanda Bruno participa da plenária online "Bolhas, hashtags, engajamento: incidências digitais", junto com Cristina Frederico e animação de Rodrigo Lyra. Os detalhes sobre inscrição e transmissão estão no site do MediaLab.UFRJ: medialabufrj.net.…

Fernanda Bruno no workshop “Television’s Useful Images”

No dia 15 de outubro, Fernanda Bruno participou do workshop "Television's Useful Images", organizado pelo eikones - Centro de Teoria e História da Imagem da Universidade de Basel, na Holanda. No evento, Bruno apresentou a palestra "Predictive images: gestures under surveillance". A proposta do evento é investigar os usos da televisão que redefine a mídia como uma ferramenta útil ao invés de uma mídia de massa. Também participaram do workshop os pesquisadores Carlos D'Andrea (UFMG) e André Mintz (UFMG). O workshop acontece às 14h de Amsterdam e às 9h no horário de Brasília. Mais informações: https://eikones.philhist.unibas.ch/en/event/details/televisions-useful-images/.

Anna Bentes no “Encontros com a Web”

No dia 28 de setembro, Anna Bentes participa do segundo encontro do evento “Encontros com a Web”, iniciativa de Ceweb.br, NIC.br e CGI.br. Bentes participará ao lado de Diogo Cortiz  da mesa “Comportamento na Web e o fenômeno das novas redes sociais”, que discutirá o poder das novas redes sociais em afetar o comportamento digital dos usuários. . Encontros com a Web” tem como objetivo fomentar o estudo e discussão sobre tecnologias Web e seus desdobramentos na sociedade. Por meio de encontros mensais, os participantes entrarão em contato com conteúdos específicos sobre a Web e discutirão com especialistas sobre os…

Colóquio Temático “Utopias Tecnopolíticas para o Bem Viver” (Gig@-UFBA)

Com grande satisfação convidamos a todes a participar do Colóquio Temático Utopias Tecnopolíticas para o Bem Viver, a ser realizado virtualmente na Universidade Federal da Bahia, no dia 15 de setembro de 2022, das 9h às 18hs (horário Brasil-Argentina). O evento, aberto, será transmitido por streaming através do YouTube do Grupo Gig@: https://www.youtube.com/channel/UCgmxb6beNBUmOEmNL4SEoVw/about A apropriação tecnológica tem sido uma tática dos desempoderados para enfrentar, ressignificar, reutilizar e reverter para seu próprio benefício as ofertas tecnológicas das corporações e estados. Contudo, as capacidades de inovação tecnológica e de criação de infraestruturas digitais sob perspectivas soberanas, autônomas, alternativas, vêm sendo hackeadas pela concentração oligopólica das corporações tecnológicas do Norte Global. A principal ferramenta dessa inovação…

Invisibilidade Urbana e Subrepresentação política de mulheres negras

Aconteceu no dia 14 de setembro na PUCPR a palestra Invisibilidade Urbana e Subrepresentação política de mulheres negras. Ju Marques foi responsável pela condução e compartilhou com a gente que mais do que reforçar o perfil de pessoas que vivem em situação de invisibilidade social, "o foco da conversa foi dar destaque para as respostas que mulheres negras que estão ocupando a política institucional vêm apresentando para romper a lógica de como o racismo também se materializa na construção socioespacial”. A agenda fez parte da série 'Assimetrias e Invisibilidades Urbanas' que o programa vem promovendo ao longo deste ano. Ju…

Direitos humanos, tecnologias e resistências na América Latina

O MediaLab.UFRJ, a Rede Lavits e a Derechos Digitales realizam na sexta (15), às 17h, a mesa “Direitos humanos, tecnologias e resistências na América Latina”. O encontro irá  debater as implicações, caminhos e limites para a luta por inclusão e por direitos, a partir de perspectivas tecnopolíticas e feministas no âmbito da América Latina e voltadas para o fortalecimento de direitos e de práticas de resistência. Participam da mesa María Paz Canales (Derechos Digitales) Beatriz Busaniche (Fundación Vía Libre) Bianca Kremer (Coding Rights). Juan Carlos Lara (Derechos Digitales) e Daniela Araujo (MariaLab/Lavits) fazem a mediação. O evento é gratuito e…

// #FAIL | Tecnologia e Política: pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas

  Habitar as falhas: essa é a provocação e o convite lançados nesse encontro. Explorar o domínio da falha como lócus privilegiado para o entendimento do nosso tempo, assim como para sua urgente reimaginação e reconstrução num momento histórico que acumula uma sobreposição de panes: a falha da promessa tecnológica e o crescente poder extrativo das plataformas digitais; a falha da democracia e a ascensão dos neototalitarismos; a falha ambiental e o novo regime climático; a falha epistemológica e o colapso dos regimes modernos de verdade; a falha econômica e as ruínas do neoliberalismo. E, por fim, a “falha das…

Guerra de Mundos & Fraturas Extrativistas na América Latina

Entre os dias 18 de junho e 23 de julho de 2021 acontece o Seminário Guerra de Mundos & Fraturas Extrativistas na América Latina. Sempre às sextas-feiras, às 19h, o ciclo de encontros acontece até 23.07 e tem como objetivo ser uma grande assembleia de pensadores da terra para construção de cosmopolíticas latino-americanas para os tempos de catástrofe e de formas de resistências às lógicas extrativistas de ontem e de hoje. Já no dia 24.07, acontecerá o Encontro de pesquisa-luta. Os encontros serão transmitidos pelo canal do evento no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCXDwBRP4yWtq2vUfeavYdUw. O seminário é organizado por Alana Moraes (Pimentalab/Lavits), Bru…