Arquivos Eventos

VI Simpósio Internacional LAVITS

PROGRAMAÇÃO A programação completa está disponível aqui.   ASSIMETRIAS E (IN)VISIBILIDADES: VIGILÂNCIA, GÊNERO E RAÇA VI Simpósio Internacional LAVITS Salvador, 26 a 28 de junho de 2019 Ainda que a crescente presença de processos de vigilância nos espaços urbanos, informacionais e sociais seja um fenômeno global, suas inscrições locais comportam singularidades que merecem ser pesquisadas e debatidas. Sabe-se que na América Latina, e no Brasil em particular, as tecnologias e práticas de vigilância e controle são historicamente atreladas a estruturas coloniais, estatais e econômicas de produção de desigualdades, segregação ou mesmo extermínio de populações específicas, especialmente, indígena e negra. Sabe-se,…

V Simpósio Internacional LAVITS: “Vigilância, Democracia e Privacidade na América Latina: vulnerabilidades e resistências”

A Rede Latino-americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS), a Universidade do Chile e a ONG Datos Protegidos convidam para o V Simpósio Internacional LAVITS: “Vigilância, Democracia e Privacidade na América Latina: vulnerabilidades e resistências”                                                (29 e 30 de novembro, 01 de dezembro de 2017)   I. Objetivos do Simpósio   O principal objetivo dos Simpósios da LAVITS tem sido a geração de um fórum para analisar e debater, ao longo do tempo, os desafios colocados pela presença da vigilância nas sociedades, com um enfoque específico sobre a realidade continental da América Latina.   Busca-se consolidar um…

IV Simpósio Internacional LAVITS

“Novos paradigmas da vigilância? Perspectiva da América Latina” A Rede Latinoamericana de Vigilância, Tecnologia e Sociedade realizará seu IV Simpósio Internacional na cidade de Buenos Aires, Argentina, entre 21 e 23 de novembro de 2016, no Centro Cultural General San Martín (Sarmiento 1551). Depois de edições no Brasil e no México, este será o primeiro o Simpósio realizado na Argentina. O IV Simpósio LAVITS buscará debater sobre a existência de novos paradigmas da vigilância, produzindo uma perspectiva desde a América Latina. Confira o site oficial do evento aqui. O imaginário popular sobre a vigilância inclui a existência de espiões e…

III SIMPÓSIO LAVITS – Vigilância, Tecnopolíticas e Territórios

13 – 15 de Maio, 2015. Rio de Janeiro, Brasil   ASSISTA AOS VÍDEOS DA CONFERÊNCIA CONFIRA OS ANAIS COMPLETOS VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA    O III Simpósio Internacional da Rede Latino-Americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade/LAVITS, propõe como temática central as relações entre vigilância, tecnopolíticas e territórios. No âmbito desta temática, uma série de subtemas serão debatidos ao longo do Simpósio. Vigilância, Tecnopolíticas, Territórios As modulações da vigilância estão hoje atreladas a uma rede extremamente heterogênea de elementos atuantes em múltiplas escalas. Aparatos de vigilância de massa, como os revelados por Edward Snowden, conectam Estados e corporações; agências…

II Simpósio Internacional Vigilância na América Latina

Simpósio Internacional “Identificação, identidade e vigilância na América Latina” Universidad Autónoma del Estado de México Facultad de Ciencias Políticas y sociales Toluca, Estado de México, México 16, 17 e 18 de Março de 2010  Mais informações: https://sites.google.com/site/idsurveillancemexico/   Introdução Em sociedades modernas, sistemas de identificação têm sido utilizados como um importante mecanismo para governar, gerenciar, classificar e controlar a população; em outras palavras, para vigiá-la. Isso tem implicado no uso de certas tecnologias (passaportes, cartões de identificação nacionais, RFID, entre outras), disponibilizando à sistemas de bases de dados interconectados informações relacionadas a protocolos institucionais específicos. Neste sentido, definimos identificação como visibilidade…

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL LAVITS: Vigilância, Segurança e Controle Social

  O simpósio, considerado o primeiro deste tipo a acontecer na Amárica Latina, aconteceu em Curitiba, na PUCPR, em março de 2009. Trinta e três artigos foram apresentados em português, espanhol e inglês, no que se configurou como a primeira tentativa bem sucedida de formação de uma rede latino-americana de estudos sobre vigilância. Dentre os palestrantes convidados estavam pesquisadores notórios como: David Lyon (Queen’s University), Nelson Arteaga Botello (UAEMex), David Murakami Wood (Newcastle University) e Luis Antonio Machado da Silva (IUPERJ). Após o evento, Rodrigo Firmino (PPGTU/PUCPR), Fernanda Bruno (Eco-Pós/UFRJ), Marta Kanashiro (LabJor/UNICAMP), Nelson Arteaga Botello, Danilo Doneda (FDC) e…