[Led] Narrativas em rede: O Breque dos Apps e as novas formas de manifestação de trabalhadores em plataformas digitais

Em 2020, os entregadores de aplicativo mobilizaram os Breques dos Apps, reivindicando melhores condições de trabalho na pandemia da covid-19. Quer entender melhor como o Breque repercutiu entre os motoboys? Confira o novo artigo do LED, onde os pesquisadores Nina Desgranges (LED-IFCS) e Wickson Ribeiro (LED-IFCS) combinam métodos digitais desvendar essa rede.

Para analisar o uso de redes sociais por entregadores como ferramenta de denúncia da precarização do trabalho e reivindicação de direitos, combinou-se metodologia quantitativa e qualitativa visando análise densa da rede, a partir da extração e observação de 1162 publicações no Instagram contendo a tag #ApoioBrequeDosApps, e 50 vídeos na plataforma YouTube. Além da análise de dados, utiliza-se material etnográfico coletado, há mais de dois anos, em canais de YouTube de entregadores-influencers. Os dados extraídos apontaram para um êxito na divulgação do Breque e a observação de entregadores-influencers e seu público apontam para a constituição de novos elementos e narrativas que permitem arranjos de organização e mobilização diferentes do sindicalismo, características das novas formas de organização do trabalho.

Segue o link: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/15024

Como citar: DESGRANGES, N.; RIBEIRO, W. Narrativas em Rede: O Breque dos Apps e as novas formas de manifestação de trabalhadores em plataformas digitais. Revista Movimentação, Dourados, MS, V.8, nº.14. 2021.

Compartilhe