CryptoRave, 10 anos na construção de alianças por uma internet livre

A CryptoRave está de volta em formato presencial. Em entrevista à Lavits, a organização da CryptoRave 2023 fala sobre o evento, a relação entre ativismo e tecnologia, o que mudou em 10 anos na luta por uma internet livre e o que esperar da edição deste ano. Maior evento de segurança, hacking, privacidade e software livre do Brasil, a  CR2023 acontecerá nos dias 05 e 06 de maio em São Paulo e está com a chamada para propostas até o dia 10 de abril. Confira abaixo a entrevista.

 

O que é a CryptoRave?

Inspirada em uma ação global, descentralizada para disseminar e democratizar o conhecimento e conceitos básicos de criptografia e software livre, a CryptoRave é um evento aberto e gratuito – basta inscrição online – e será realizada na cidade de São Paulo. O evento teve início em 2014, como reação à divulgação de informações que confirmaram a ação de governos para manter a população mundial sob vigilância e monitoramente constante.

Em qual contexto surge a CryptoRave? E quais mudanças foram observadas ao longo de sete edições?

A CryptoRave começa a ser gestada em 2013 após as revelações de Snowden. Naquele ano começou um movimento global de criptofestas, encontros para disseminar conceitos e práticas relacionadas à criptografia, segurança e liberdade na internet. Ainda em 2013 organizamos a CryptoParty São Paulo, que em 2014 viria a se transformar na CryptoRave.

Muita coisa mudou desde então. Atualmente a criptografia está muito mais presente em nossas vidas, sendo impensável usar algum meio de comunicação sem ela. A comunicação com criptografia de ponta-a-ponta passou a ser algo padrão na maioria dos aplicativos, ferramentas de anonimato e contorno de censura estão mais acessíveis e práticas.

Ao mesmo tempo, a vigilância também se intensificou, alcançando ainda mais esferas de nossas vidas individuais e coletivas, encontrando novas formas de extrair valor a partir de nossas experiências. Novas técnicas de coleta e processamento de dados foram e estão sendo desenvolvidas, aumentando o potencial retorno de práticas de coleta de informações pessoais.

A espionagem massiva, antes de 2013 tratada por muitas pessoas como “teoria da conspiração”, nos foi provada e escancarada. Na época isso causou um certo alarde e aumento do interesse público em questões envolvendo privacidade. Agora vivemos uma era de avanços do capitalismo de vigilância e da economia da atenção, com nossos celulares mostrando anúncios de assuntos que acabamos de conversar e isso já nem espanta mais.

Este ano marca também os 10 anos das revelações de Snowden e os 10 anos das Jornadas de Junho. Como vocês veem as mudanças na relação entre tecnologia, sociedade e ativismo a partir desses dois eventos?

Esta relação é cada vez mais desafiadora. Se por um lado houve avanço no debate público sobre as tecnologias digitais, assim como um fortalecimento da sociedade civil e dos movimentos sociais para se posicionarem e participarem destas discussões, por outro lado, vivemos um período de acirramento do domínio de grandes corporações capitalistas sobre nossos dados. As possibilidades de interações online estão muito subjugadas a lógica ditada pela mídias sociais. 

O cenário é de disputa e relações assimétricas de poder, mas certamente com muito mais consciência política sobre o debate que envolve ativismo e tecnologia.

Falando agora sobre a edição deste ano, o que vocês esperam da CryptoRave 2023?

Está sendo um espaço muito aguardado. Foram 3 anos sem a Cryptorave que é um ponto de encontro das comunidades de segurança digital e software livre.  Muita coisa se transformou neste período, principalmente dentro destas comunidades e dos temas que as cercam. Nos reencontrar na CR será também um momento de retomar e reforçar laços na construção de uma Internet Livre.

Lembramos que a participação na CryptoRave é totalmente gratuita. As atividades que compõem nossa grade de programação são todas propostas de forma voluntária pela comunidade. A equipe que trabalha no evento também é composta por pessoas voluntárias. As inscrições para enviar propostas de atividades e para ser volunta na CR estão abertas até dia 10 de abril!

E quando será a CR23?

A CryptoRave deste ano tem início na sexta-feira dia 5 de maio às 18h, e serão mais de 24 horas de palestras, oficinas, mesas de debate, rodas de conversa, install fest, mate e diversas trocas, encerrando às 19h no sábado dia 6 de maio. Ainda no sábado, às 22h, estendemos o final com uma festa que vai até o amanhecer do domingo.

Quem tiver interesse, como faz para participar da CR23?

Em breve lançaremos um formulário de inscrição aqui no site para facilitar a preparação. Pode se inscrever nele e aparecer por lá durante o evento.

A CryptoRave é um evento só pra quem já manja, já tem algum conhecimento técnico ou familiaridade com a tecnologia?

Com certeza não! Com mais de 24 horas de programação, tem palestras, oficinas e discussões para todo gosto. Temos uma trilha de atividades voltadas para iniciantes que podem ajudar a dar os primeiros passos para quem tem interesse em começar uma trajetória anti-vigilância! Além disso, diversas discussões tecnopolíticas também podem ser acompanhadas por todas.

Quanto custa para participar da CryptoRave?

Nada! A CryptoRave é um evento totalmente gratuito, financiado pela comunidade. Para cada edição fazemos um financiamento coletivo, contando com doações voluntárias de pessoas e organizações. A CR não aceita patrocínio de empresas. Como a edição de 2020 não aconteceu devido à pandemia de COVID-19, usaremos esses recursos para realizar a CR23.

Como é montada a programação da CR? Todo mundo pode propor e realizar uma atividade?

As atividades são realizadas por pessoas e coletivas de forma voluntária, que enviam  suas atividades através do Chamado de Proposta de Atividades (CPA). O CPA está aberto até o dia 10 de abril, mande logo sua atividade! A programação da festa também é montada com atividades de voluntárias! Para consultar mais informações e enviar sua atividade, acesse o formulário: https://dandara.vedetas.org/index.php/173617?lang=pt-BR.

Se quem tiver interesse em propor uma atividade precisar de apoio financeiro, o que ela pode fazer?

Estamos estudando a possibilidade de fornecer pequenos apoios para termos maior diversidade no evento. Para quem precisa de apoio, estimulamos o envio das proposta de atividade pelo CPA, informando a finalidade e uma estimativa do valor necessário, que em breve entraremos em contato.

Já quem quiser ser voluntária na CR, o que deve fazer?

Para participar da equipe de voluntariado nos dias do evento é só preencher o formulário de inscrição para voluntariado (https://dandara.vedetas.org/index.php/678642?lang=pt-BR), que está aberto até o dia 10 de abril também. Todas outras informações sobre o assunto estão lá!

Dado a extensão do evento, 24 horas de atividades, há algum espaço para descansar ou dormir entre uma atividade e outra?

Todos os anos pessoas levam seus sacos de dormir para conseguir tirar um cochilo entre atividades e aproveitar a programação ao máximo. Não há um espaço dedicado exclusivamente para isso, mas é possível se organizar no ambiente e coordenar esse momento ao longo do evento, especialmente de madrugada.

Por fim, quem organiza a CryptoRave?

A CryptoRave é um evento independente, gratuito e aberto, financiado a partir de doações e contribuições da comunidade de ativistas, hackers, pesquisadores, desenvolvedores e também para pessoas preocupadas com a sua própria privacidade. Seguem no núcleo organizativo do evento Saravá, Escola de Ativismo, MariaLab, Actantes e pessoas independentes.

Compartilhe