[Privacidade, Proteção de Dados e Capitalismo de Vigilância] Anna Bentes ao ETC/UFMA

Anna Bentes concedeu ao Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Economia da Universidade Federal do Maranhão (ETC/UFMA) uma entrevista exclusiva sobre privacidade e proteção de dados.

Bentes fala sobre a importância de entendermos o assunto para reivindicarmos nossos direitos e tomarmos certos cuidados. Abaixo reproduzimos a entrevista originalmente publicada no Medium  do ETC

1. Qual a importância de discutir Privacidade e Proteção de Dados hoje?

Hoje, considerando nosso contexto de uma sociedade hiperconectada em tecnologias de informação e comunicação, discutir privacidade e proteção de dados é absolutamente fundamental para entendermos e reivindicarmos nossos direitos e tomarmos certos cuidados.

2. Mesmo sem ter nada a esconder, porque devemos nos preocupar com a nossa privacidade?

Essa fala de que “quem não tem nada a esconder, não precisa precisa se preocupar com a privacidade” é uma das falas mais sem sentido, que foi repetida inúmeras vezes neste século. Ela me faz lembrar um TED Talk do Glenn Greenwald, jornalista responsável por trazer a público as revelações do Edward Snowden sobre a NSA em 2013, no qual ele faz um simples teste. Para mostrar a importância da privacidade quando alguém diz algo parecido com isso, ele pede que a pessoa compartilhe suas senhas de email, redes sociais e etc. Em um tom divertido, ele conta que nenhuma pessoa sequer forneceu uma senha para ele.

3. No Capitalismo onde tudo é mercadoria, os nossos dados se tornaram muito rentáveis, quais os impactos disso na vida social e na nossa subjetividade?

São incontáveis impactos e já existem uma série de estudos demonstrando diferentes dimensões deles. Focando na questão específica da capitalização dos dados, vou ressaltar dois desses impactos que merecem nossa atenção e que, por sua vez, apontam para vários outros.

  1. Controle Social

4. Considerando as suas pesquisas, o que é Economia da Atenção e qual a relação disso com o Neoliberalismo ou Capitalismo de Vigilância?

Essa é uma pergunta gigante (risos) que mobiliza três conceitos bem complexos e que não vai dar para explicar profundamente cada um deles, mas tentarei de forma sintética resumir aqui algumas das relações entre eles.

 

 

Compartilhe