Deprecated: The behavior of unparenthesized expressions containing both '.' and '+'/'-' will change in PHP 8: '+'/'-' will take a higher precedence in /var/www/lavits.org/wp-content/plugins/newsletter/includes/module-base.php on line 1222
LAVITS na CryptoRave: conversa sobre tecnopolítica, controle, infraestruturas e aparatos de comunicação – Lavits

LAVITS na CryptoRave: conversa sobre tecnopolítica, controle, infraestruturas e aparatos de comunicação

Pesquisadores da LAVITS debatem fronteiras da investigação e da contravigilância no próximo sábado como parte da programação da quarta edição da CryptoRave. A discussão começa às 17h40 do sábado, 6 de maio, na Casa do Povo.

As propostas de investigação sobre expansão da vigilância em massa e novas formas de controle emergentes serão apresentadas pelo professor adjunto do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da LAVITS Henrique Parra com os pesquisadores Tiago Soares e Diogo, que também fazem parte da rede.

Entre os temas que nortearão a conversa estão:

• Os limites da criptografia e governamentalidade algorítmica;
• Infraestruturas de comunicação e soberania tecnológica;
• Vigilância estatal e corporativa;
• Espectro eletromagnético e liberdade de comunicação;
• Smart cities e controle social;
• Falhas e fissuras no sistema;
• Vigilância distribuída, sousveillance, quantified self, modos de subjetivação e produção de si.

No mesmo dia, o assessor jurídico do NIC.br e pesquisador do GPoPAI-USP e LAVITS, Bruno Bioni e Paulo Lara, que também é pesquisador da rede, participarão de uma mesa sobre políticas locais de segurança da informação. A atividade também faz parte da Cryptorave e terá início às 11h30 no mesmo sábado. Um dos temas a serem debatidos é o projeto de lei de proteção de dados 5276/2016, em trâmite na Câmara dos Deputados e discutido recentemente no legislativo municipal de Campinas com o objetivo de viabilizar uma política local que aborde o mesmo tema.

A CryptoRave reúne anualmente mais de 2.500 pessoas em atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato e privacidade na rede. A iniciativa é baseada no movimento internacional das Cryptoparties, que busca difundir o uso de ferramentas de segurança digital. O evento dura 24 horas e tem início nessa sexta-feira, 5 de maio. Toda a programação – incluindo o debate proposto pelos pesquisadores da LAVITS – é gratuita. A agenda completa pode ser consultada aqui.

LAVITS na CryptoRave

Estudos em Vigilância: tecnopolítica, controle, infraestruturas e formas de vida

  • 06 de maio, das 17h40 às 18h30
  • Sala Chelsea Manning

Políticas locais de segurança da informação

  • 06 de maio, às 11h30
  • Laje

 

Casa do Povo ( Rua Três Rios, 252 , Bom Retiro – São Paulo)

Gratuito

Inscrições em: http://goo.gl/kdvYwH

 

Compartilhe